Distúrbios Hormonais

Home | Distúrbios Hormonais

Durante a sua vida reprodutiva as mulheres passam por ciclos de ovulação e menstruação regidos pelos hormônios produzidos pelos seus ovários. Estes hormônios são sintetizados em um equilíbrio muito delicado que pode ser quebrado por diversas causas.

A quebra deste delicado equilíbrio produz distúrbios com consequências variadas e muitas vezes nefastas para organismo.

A maior parte dos problemas hormonais derivam da falta de ovulação. Como a menstruação ocorre sempre após 15 dias da ovulação o primeiro sinal de que algo está errado é a sua irregularidade.

Sem a ovulação os hormônios femininos deixam de ser produzidos na concentração ideal e os hormônios masculinos, como a testosterona que a mulher também possui em seu corpo, começam a agir em seu lugar produzindo uma série de manifestações androgênicas como oleosidade facial, acnes, crescimento de pelos, queda de cabelo, ganho de peso, mudança no padrão corporal feminino e masculinização. Além destes efeitos estéticos pode ocorrer ao longo dos anos a chamada síndrome metabólica, com aumento de risco para doenças cardiovasculares e o surgimento de tumores.

Existem dois motivos básicos para os ovários deixarem de funcionar:

1. Problemas inerentes ao próprio ovário, como a síndrome dos ovários policísticos;
  2. Distúrbios em outras glândulas que interferem com a função ovariana como as doenças da tireóide, aumento da prolactina e doenças da glândula supra-renal.

O diagnóstico precoce e a intervenção médica imediata reverte o quadro e protege a função hormonal preservando a estética e a fertilidade da mulher.