Infertilidade

Home | Infertilidade

A infertilidade é definida como a incapacidade em engravidar após um ano de relações sexuais desprotegidas. Entretanto, em alguns casos a investigação da infertilidade deve ser iniciada bem antes deste período, principalmente se os ciclos menstruais estiverem irregulares ou ausentes e se a mulher tiver mais que trinta e cinco anos de idade.
A infertilidade é classificada em dois tipos:

1.  Infertilidade primária, quando o casal nunca teve uma gravidez
  2. Infertilidade secundária, quando o casal já teve uma gravidez anterior e agora não consegue engravidar.

Em torno de 15% dos casais possuem algum problema que os impedem de engravidar. Destes casais, 40% das causas de infertilidade são femininas, 40% masculinas e o restante são causas mistas.
É muito importante o estudo rigoroso do casal, pois para cada problema existe um tratamento específico.

Nem sempre é possível determinar a causa exata da infertilidade, porém vários estudos realizados nas últimas três décadas demonstraram uma queda acentuada da fertilidade feminina associada com a idade. O que antes era inexplicável hoje se percebe estar associado a uma gradativa, porém importante, diminuição da qualidade e da quantidade dos óvulos disponíveis nos ovários da mulher.

As taxas de fertilidade femininas começam a declinar em torno dos 35 anos de idade. Hoje, mais e mais mulheres adiam sua primeira gravidez até suas carreiras ou condições financeiras estarem mais equilibradas, mas a natureza mantém o seu curso inalterado e sonho da maternidade pode se tornar cada vez mais difícil de ser realizado. Este é um dos grandes desafios dos tratamentos de infertilidade na atualidade.